Freguesia de Penacova - Penacova
  
                               
As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos.
Na Freguesia de Penacova existem 4 cemitérios que cobrem todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, chegando a todos os lugares que compõem a Freguesia. Relativamente a correspondência, encontra-se na Vila de Penacova um posto dos CTT a funcionar de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia.
Penacova está dotada de quatro agências bancárias, todas elas equipadas com multibanco, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra.
A recolha do lixo e efectuada pela Câmara Municipal de Penacova, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo ainda vários ecopontos e recolha de vidro selectiva (Vidrões).
As crianças podem ainda no lugar sede de Freguesia, usufruir de um parque infantil onde é possível passar momentos de lazer. A população da freguesia conta ainda com uma piscina e um pavilhão gimnodesportivo.
Ao nível dos transportes, a Transdev serve diariamente a Freguesia, com ligações a vários pontos, nomeadamente Coimbra, Costa Nova, Oliveira do Hospital, Arganil, sendo que na Vila existe também praça de táxis.
A Freguesia de Penacova dispõe de um posto da Guarda Republicana, proporcionando uma maior segurança á população, assim como de um quartel de Bombeiros. O saneamento básico está implementado em praticamente 70 por cento da freguesia, mas continua este Executivo arduamente a trabalhar no sentido de proporcionar essa cobertura a 100%. Quem necessitar de serviços relacionados com combustíveis, está dotada esta Freguesia de dois postos de abastecimento, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra e de quem por aqui passa. Dois parques de Campismo têm lugar na Freguesia.
 
A acção social é um direito inegável do cidadão. Este deve ser alvo de um acompanhamento eficaz, de forma a viver de forma digna e segura. Consciente dessa responsabilidade, a Freguesia de Penacova sempre amparou os seus habitantes, sendo o apoio social da Freguesia prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Penacova, que se afirma pela Qualidade na Solidariedade. Tem valências de centro de dia e cresce, estando também disponíveis  outras  associações de carácter social, nomeadamente Lares da 3.ª idade, o "Cantinho dos Velhos", Centro de Acolhimento de Penacova e Grupo Sócio-Caritativo.
No que respeita á saúde, um Centro de saúde tem aqui lugar, o C.S. de Penacova, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospitais distritais de Coimbra. De realçar que duas farmácia têm lugar nesta Freguesia, cobrindo as necessidades da população nesta área. Está a Freguesia dotada de clínicas privadas, nos mais diversos sectores.
A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.
A Freguesia de Penacova está munida de duas escolas do 1º ciclo, Escola Básica do 1º Ciclo de Penacova e Escola Básica do 1º Ciclo de Gondelim , contando também com a Escola do 2º e 3º CEB e Secundária de Penacova. Dois jardins-de-infância prestam serviço em Penacova, sendo o serviço de ATL disponibilizado pelas escolas, assim como o centro de acolhimento.
 
Dado que é o associativismo que mais contribui para o desenvolvimento da Freguesia, designadamente através da dinamização de áreas como o desporto e a cultura, Penacova para além da sua Praia Fluvial e de estruturas adequadas para a pratica de Pesca Desportiva, Canoagem, Paintball, passeios de BTT, Tiro com Arco e Rapell/Slide, conta com o apoio e o trabalho de algumas colectividades, entre as quais o Centro Cultural e Recreativo do Casalito, Centro Desportivo de Gondelim, Centro Cultural, Desportivo e Recreativo de Ribela, Sociedade Propaganda e Progresso de Penacova, União Recreativa Carvoeirense, Grupo Recreativo Casal de Santo Amaro, Mocidade Futebol Clube, Clube Desportivo e Cultural de Penacova (ex-Caça e Pesca de Penacova), Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Riba de Baixo e Soito, Centro Desportivo e Cultural da Ronqueira, Centro Cultural Recreativo do Travasso, Associação Recreativa e Cultural de Vila Nova, Grupo Desportivo da Ponte, Clube de Pesca de Penacova, Agrupamento de Escuteiros de Penacova, Casa do Povo de Penacova (que inclui o Coro Polifónico e a sua Filarmónica). Uma palavra especial para o Rancho Folclórico de Penacova, Instituído em 10 de Julho de 1989, e o Rancho Folclórico “Os Unidos da Cheira ", que Iniciou suas actividades em Outubro de 1976. Os grupos preservam o cancioneiro típico da região, tocando instrumentos tradicionais - Viola Toeira, Concertina, Cavaquinho, Bandolim Português, Violão, Pandeiro e Ferrinhos - e trajando de forma típica, simbolizando actividades que, outrora, foram o motor de desenvolvimento económico do Concelho: Barqueiro, Lavadeira, Vendedor de Palitos, Serrador, Sarreiro. Os grupos fazem-se igualmente representar com outros trajes: Criados do Convento, Devotos do Senhor dos Passos, Noivos, Recoveira, Romeiros ao Senhor da Serra e à Senhora do Mont'Alto. Alguns grupos são membros efectivos da Federação do Folclores Português, da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego e do Inatel, representando muitas vezes o município e o país em Festivais Internacionais de Folclore do CIOFF. Pelas "mãos" do associativismo, Penacova é levada a vários pontos do país e do mundo, através das inúmeras colectividades existentes nas 33 povoações que compõem a freguesia, sendo também realizados alguns festivais de folclore envolvendo as colectividades e grupos locais, na Vila de Penacova.


    • Autarcas
    • Geografia
    • Demografia
    • Serviços
    • Resenha
    • Heráldica
    • Património
    • Padroeiro
                  
Copyright © Todos os direitos reservados. Proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, sem prévia permissão por escrito da junta de Freguesia.

140329 visitas até ao momento.

Balcão virtual | Notícias | Imprensa | Contactos