Freguesia de Penacova - Penacova
  
                               
As manifestações religiosa-profanas são parte integrante da culrura etnográfica de cada região. Em Penacova para não se perder a identidade religiosa ancestral da sua população realizam-se festas em honra da São Sebastião, no primeiro domingo de Janeiro e no dia 5 de Agosto; Santíssimo Sacramento, na sexta-feira santa; de Santa Sancha no ultimo domingo de Maio; de Santo António, no dia 13 de Junho; de São João, no dia 24 do mesmo mês; de Nossa Senhora da Boa Viagem, de 12 a 15 de Agosto; de São José, de 13 a 15 de Agosto; de Nossa Senhora dos Milagres, no terceiro domingo de Agosto; da Senhora do Monte Alta, no dia 8 de Setembro; de Santo Amaro, no segundo domingo de Setembro; de Nossa Senhora da Boa Sorte, no primeiro domingo de Outubro; de Santa Luzia, no segundo domingo de Outubro; de Santa Barbara, no terceiro domingo de Outubro.
A principal festa do ano é celebrada durante a Semana Santa. No final da mesma, os foliões penacovenses organizam ainda a Festa dos Solteiros/Casados no Sábado de Aleluia; e a Festa do Magusto e das Febras (Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova):
 
FESTITRADIÇÕES
Anualmente, em data coincidente com o Feriado Municipal de 17 de Julho, o Grupo Etnográfico de Lorvão, o Rancho Folclórico de Penacova e o Rancho Folclórico "As Paliteiras de Chelo", coorganizam o "Festitradições de Povos do Mundo", Galas Internacionais de Folclore e Artes Tradicionais, no âmbito do CIOFF.
As Galas, que se estendem às freguesias do Concelho, contam anualmente com a presença de grupos internacionais provenientes, nomeadamente de Espanha, França, Bélgica, Eslováquia, Itália, México, Costa Rica, Venezuela, Coreia do Sul, Roménia, Taiwan, que deslumbram todos quantos assistem às suas actuações.
 
SEMANA SANTA
As celebrações da Semana Santa têm, por todo o concelho, um significado muito especial.
Unidas pela fé, as populações do Concelho de Penacova, celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em solenes cerimónias: a Benção dos Ramos e Missa da Paixão, no Domingo de Ramos; a Celebração da Ceia do Senhor e a Via Sacra, na Quinta-feira Santa; a Adoração da Cruz, na Sexta-feira Santa; a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia; a Missa da Ressurreição, no Domingo de Páscoa.
Na vila de Penacova, a tarde de Sexta-feira Santa, dá lugar a uma comovente manifestação de fé, a Procissão do Enterro do Senhor, momento único de devoção para todos os que nele participam.
 
ROMARIA À NOSSA SENHORA DO MONT'ALTO
A 8 de Setembro era tradição ir a pé à Sr.ª do Mont'Alto. Com o cesto do farnel, onde não faltava a broa de milho e a cabaça cheia de bom vinho, lá se iam cantando versos dedicados a Nª Sr.ª: "A Senhora do Mont`Alto / Mandou-me agora chamar / Que tinha o seu manto roto / Que lhe o fosse arremendar".
Actualmente, os penacovenses continuam a ir ao Mont`Alto no dia 8 de Setembro. De manhã, o tempo é de fé, assiste-se à missa e à procissão. À tarde é tempo de farra. No arraial as concertinas e as flautas foram substituídas por instrumentos mais modernos e o baile começa.


    • Autarcas
    • Geografia
    • Demografia
    • Serviços
    • Resenha
    • Heráldica
    • Património
    • Padroeiro
                  
Copyright © Todos os direitos reservados. Proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, sem prévia permissão por escrito da junta de Freguesia.

139440 visitas até ao momento.

Balcão virtual | Notícias | Imprensa | Contactos